Aviso: na biblioteca de Jacinto não se aplicará o novo Acordo Ortográfico.

13 abril 2007

Ernâni Oliveira

Ernâni Oliveira é, na minha leiga opinião, um dos melhores artistas plásticos portugueses da sua geração. Sem nunca ter passado para a ribalta do meio artístico - nem sempre sinónimo de qualidade objectiva - tem tido uma carreira discreta mas consistente. A sua actividade artística estende-se do vitral à pintura passando pela ilustração, a gravura, o design de comunicação e industrial, a cerâmica e o mobiliário. A docência foi a outra área a que se dedicou com paixão, até 1998. Actualmente, dedica-se quase exclusivamente à pintura, área em que se formou na ESBAL.
Além da pintura e serigrafia, em colecções particulares, são várias as obras de Ernâni Oliveira espalhadas pelo país, com especial destaque para os revestimentos (azulejo, vitral, fresco e mosaico) em edifícios públicos.

Ontem estive na inauguração de uma pequena exposição, no simpático espaço do restaurante Giuseppe di Verde (na Calçada da Ajuda), onde conversámos sobre a obra dele e sobre muitas outras coisas


e ainda me deu autorização para fotografar dois quadros para expôr n'A biblioteca de Jacinto. A qualidade da imagem não faz justiça às obras.

Além da cor, o que mais aprecio na pintura de Ernâni Oliveira é o traço, bem patente nestes barcos, de um rigor e precisão extraordinários...


... e a composição, de que destaco esta Feira da Ladra.



Não sou entendida em pintura. Ou gosto ou não gosto. E eu gosto da pintura de Ernâni Oliveira.

4 comentários:

Professor disse...

Queixo-me do mesmo mal. Como não percebo de arte o meu critério é o meu gosto. Ou gosto ou não gosto.
E tenho verificado que quando gosto mais cedo ou mais tarde, esse artista é reconhecido pelos entendidos e pelos críticos.
Gosto muito dos dois retratos de quadros que ofereceu aos seus leitores.

MCA disse...

Prof., obrigada pelas suas visitas, é sempre bem vindo aqui à BdJ. Ernâni Oliveira já tem uma carreira longa e preenchida e o seu mérito tem sido reconhecido no meio restrito de quem entende de arte, o que lhe falta é aquele reconhecimento mediático que também merecia.

Anónimo disse...

Por vezes (poucas, creio e espero), o tal reconhecimento mediático tem a ver com outras artes e muito pouco com a Arte. O Ernâni Oliveira é excelente e os quadros ora expostos são belíssimos.

Anónimo disse...

Não conhecia o pintor até que...
... encontrei no lixo duas pinturas suas!!!
Uma de 1992... outra de 2000.
São lindas!!! Vou guardá-las e daqui a 100 anos vão valer uma dinheirama!!!