Aviso: na biblioteca de Jacinto não se aplicará o novo Acordo Ortográfico.

23 outubro 2006

A informação vista pelos bibliotecários

Como eu disse no meu primeiro post, «este é um site de uma bibliotecária mas não necessariamente um site sobre bibliotecas».
Por essa razão - e imitando a biblioteca do Jacinto - procuro abordar aqui todas as temáticas que eu considero actuais ou importantes - ou apenas interessantes - mas sempre com alguma neutralidade de opinião. Nós, bibliotecários, somos treinados a abordar todos os temas com distanciamento profissional. A mim, em particular, enquanto bibliotecária, interessa-me muito mais abordar os temas sob todas as suas facetas, tentar perceber se os problemas estão bem colocados e se a informação disponível é tratada com imparcialidade. Aquilo que nos separa dos jornalistas é muito mais o carácter "oportunista" da notícia do que a forma como tratamos - ou devemos tratar - a informação. Para nós, uma informação que interesse a cem pessoas é tão importante como a que interessa apenas a uma. E temos a plena consciência de que uma informação que interessa a poucas pessoas hoje pode vir a interessar a muitas amanhã. Para nós não há «a ordem do dia». Por essa razão nós não lidamos com o conceito de "importância" mas sim com os conceitos de "relevância", "pertinência" e "exaustividade".

4 comentários:

Gestor de Informação disse...

Bom dia

Como técnico de biblioteca e documentação tenho a opinião que além do gosto que a pessoa tem pelo que o rodeia, a profissão em si "obriga-o" a saber um pouco de tudo , nas várias temáticas porque isso vai permitir um maior à vontade e liberdade nas pesquisas que efectuar quer no âmbito profissional, pessoal e académico.
A nossa área necessita de profisionais que nunca devem estar satisfeitos e que queiram saber sempre mais numa perspectiva continua.

MCA disse...

João Pedro,
Concordo inteiramente consigo. Já tenho dito que o bibliotecário é o herdeiro do antigo humanista da renascença e acredito que deve ser esse o seu modelo. Tenciono escrever mais alguns posts sobre o assunto, à medida que for surgindo a ocasião.
Obrigada pela visita.

ZekezCarvalho disse...

Permita-me a ousadia de lhe sugerir um post sobre o conto "A Biblioteca de Babel", de Jorge Luis Borges, que contem algumas das melhores páginas da literatura do século XX (no meu modestissimo entender, claro está).

MCA disse...

Fica a sugestão registada. Obrigada.