Aviso: na biblioteca de Jacinto não se aplicará o novo Acordo Ortográfico.

23 maio 2007

O meu olhar sobre a ilha de São Miguel (4)

No dia 3 de Abril fomos passear ao acaso por estradas secundárias. Eram seis e vinte cinco da tarde e parece que estava na hora de levar as vaquinhas à ordenha. Encontrámos a estrada bloqueada por uma manada. As vaquinhas à nossa frente, a gente atrás, o Jorge dentro do carro e eu do lado de fora, a fotografar sofregamente. «Eis senão quando, caso nunca visto!» percebo que as vaquinhas se tinham enganado no caminho. Vai um vaqueiro à frente, mais outro atrás, a fazê-las voltar. Uma manada de vacas leiteiras a fazer inversão de marcha num caminho estreito! Num minuto deixámos de ir atrás das vacas para termos as vacas a correr para nós. Toca de fazer marcha atrás em tempo recorde, que elas vêm ai!!! E eu a fotografar, a fotografar, a fotografar...


Ah, e foi neste dia que eu fiquei a perceber porque é que estes vaqueiros usam galochas...

1 comentário:

Anónimo disse...

Minha Querida,

Fizeste-me lembrar um episódio engraçado que aconteceu comigo. Numa determinada herdade alentejana, na longínqua e turbulenta década de 70, andava eu e a minha irmã Mané a brincar às aventuras, quando as nossas "pedalações" de bicicleta nos levaram para o meio de umas jeitosas e corpulentas vacas torinas as quais, de imediato, nos olharam de soslaio. Vai daí, algumas resolveram vir cumprimentar-nos pelo que largámos os velocípedes, e desatámos a correr tentando escolher qual das oliveiras seria a mais fácil de trepar. Escusado será dizer que todas nos pareceram demasiado altas. Valeu-nos a sábia e oportuna intervenção do ganhão que nos livrou de tal aflição.

Beijinhos,
MRF