Aviso: na biblioteca de Jacinto não se aplicará o novo Acordo Ortográfico.

06 julho 2010

Esclarecimento sobre o encerramento temporário do serviço de leitura da BNP

Depois de tanto disparate que tem sido dito e escrito sobre o encerramento temporário do serviço de leitura na Biblioteca Nacional de Portugal, nuns casos motivado pela mais mesquinha má-fé, em outros por mera estupidez e em outros, ainda, por desconhecimento bem intencionado, tenho protelado o momento de trazer este tema para a biblioteca de Jacinto. Não por querer fugir às polémicas (de que até gosto) mas porque - será da idade? - a minha tolerância à má-fé e à estupidez têm vindo a baixar para níveis críticos.

Deixo este esclarecimento, não para esses (que, felizmente, nem passam por aqui) mas para os estimados visitantes da biblioteca de Jacinto que merecem ser esclarecidos de forma honesta e completa. Ninguém pode ser criticado por não saber. Não querer saber é que é inaceitável.

«Face a informações que circulam na Internet duma forma incompleta e pouco precisa, não veiculando com rigor as informações já amplamente difundidas pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) tanto sobre a obra em causa como sobre as razões que exigem o encerramento parcial temporário de alguns dos seus serviços de leitura, a Biblioteca Nacional de Portugal, sob tutela do Ministério da Cultura, vem publicamente clarificar este assunto.

«A segunda fase da Obra de Ampliação e Remodelação da Torre de Depósitos da BNP, e a que corresponde a maior parcela do investimento, intervencionará profundamente os 12.500m2 da Torre existente e em funcionamento desde 1969. É nesta intervenção que reside o motivo do encerramento parcial temporário de serviços de leitura da BNP, afectando as colecções armazenadas na Torre:

«Fundo Geral - indisponibilidade parcial das colecções de 1 de Outubro a 15 de Novembro de 2010; e total, entre 15 de Novembro de 2010 e 1 de Setembro de 2011;

«Reservados - indisponibilidade total das colecções entre 1 de Abril e 1 de Setembro de 2011.

«A BNP não encerra, mantendo-se em funcionamento, com os restantes serviços de leitura abertos (Cartografia, Iconografia, Música e Leitura para Deficientes Visuais) e as respectivas colecções disponíveis ao público.

«A suspensão de serviço de leitura da BNP não é motivada por uma simples mudança de colecções para novas instalações, processo que seria bem mais simples e passível de comparação com ocorrências idênticas noutras bibliotecas. Nem configura, também, uma remodelação progressiva de espaços distintos de armazenamento de colecções, casos em que mais facilmente se poderiam encontrar soluções provisórias para manter o serviço de leitura a funcionar durante as obras de remodelação da Torre.

«Com efeito, quer as exigências da remodelação em causa, quer as condições logísticas da BNP fazem com que seja inevitável ter as colecções fora de serviço pelo tempo necessário quer aos trabalhos desta fase da obra, que decorrem entre Outubro de 2010 e Julho de 2011, quer às tarefas de higienização total dos espaços e de recolocação das colecções nas estantes, que decorrerão entre Junho e Agosto de 2011.

«A remodelação não consiste, pois, numa mera transferência das colecções, mas sim num processo complexo com intervenientes e tempos distintos, que se sintetizam em três operações diferentes.

«A primeira operação consiste no empacotamento e deslocação, no interior da Biblioteca, de mais de 1.200 toneladas de espécies bibliográficas que sairão da Torre, a partir de 1 de Outubro, (o que, por exemplo, a uma cadência de 20 toneladas por dia útil perfaz, no mínimo, 3 meses). As colecções empacotadas serão distribuídas por zonas fechadas com pisos capazes de suportar 400kg/m2, o que implica também, a partir de certa altura, a necessidade de se utilizar a própria Sala de Leitura Geral, quando as restantes áreas possíveis já estiverem ocupadas com documentação e enquanto ainda não estiverem prontos os respectivos pisos de depósito.

«A segunda operação consiste na execução dos trabalhos de obra de remodelação de todos e de cada um dos 10 pisos da Torre (ca de 1.500m2 cada), que ocorrerá entre Outubro 2010 e Julho 2011, à cadência média prevista de 20 dias úteis (1 mês) por cada piso. Dada a natureza global de alguns dos sistemas técnicos a remodelar, grande parte dos trabalhos são efectuados de forma integrada em vários pisos ao mesmo tempo e em ligação com as áreas contíguas da parte nova da Torre. Os trabalhos de obra a realizar, a seguir descritos, exigem a completa evacuação das colecções.

«Os trabalhos em cada piso compreendem a completa remoção e substituição de todas as infra-estruturas e sistemas técnicos existentes: todo o sistema eléctrico, que de há muito não cumpre os requisitos legais e de segurança; os sistemas anti-intrusão, anti-incêndio e de tratamento de ar, refrigeração e controlo das condições de temperatura e humidade, que de há muito se encontram degradados ou fora de funcionamento e que são fundamentais para a conservação das colecções a longo prazo. Além de um ambiente livre de poeiras, as condições que garantem a preservação do papel no tempo impõem parâmetros rígidos de temperatura e humidade relativa, de 18º C e 50% de HR, que há muitos anos estão longe de ser garantidos. Todos os pisos serão ainda dotados de um sistema de compartimentação corta-fogo (actualmente inexistente) que evitará a propagação de incêndios em caso de sinistro, e da construção de separação dos espaços de trabalho dos depósitos, com climatização adequada à permanência de pessoas, também inexistente. Todos os pisos serão objecto de trabalhos de pintura.

«Simultaneamente, esta fase da obra inclui ainda a completa renovação dos sistemas de transporte de livros (elevadores), a total substituição da cobertura da Torre existente e a execução dos trabalhos de ligação entre a Sala de Leitura Geral e a nova Sala de Leitura para colecções especiais, situada sob a nova ala da Torre. Estes trabalhos implicam que a Sala de Leitura Geral esteja ainda fechada e só poderão ser efectuados no final, uma vez que ambas as salas serão utilizadas para armazenamento de colecções empacotadas.

«Finalmente, a terceira e última operação compreenderá os trabalhos de higienização dos espaços, e de retorno e rearrumação metódica, correcta e rigorosa de todas as colecções nos depósitos. Esse trabalho será gradual, à medida que os pisos forem recepcionados, e terá a sua conclusão nos meses de Junho a Agosto de 2011. Refira-se que as tarefas de rearrumação das colecções são do mesmo volume que as do empacotamento inicial mas exigirão o reforço das equipas de mudança por ser esta uma operação mais morosa que a primeira, de modo a tornar viável a conclusão do trabalho até início de Setembro de 2011.

«Por fim, dado que até à conclusão das obras nos pisos da Torre (Julho 2011) a Sala de Leitura Geral conterá armazenamento provisório de colecções empacotadas, e que a mesma sala sofrerá, no final, obras de ligação com a nova sala de leitura para colecções especiais, sob a nova ala da Torre, não haverá possibilidade de antecipar o funcionamento, mesmo parcial, do serviço de leitura.

«Todo o processo foi estudado para reduzir ao mínimo o tempo de indisponibilidade do serviço de leitura. A extensão e natureza da obra de remodelação da Torre de Depósitos e o volume das colecções a movimentar não permitem diminuir o tempo de execução de cada uma e do conjunto das operações acima referidas; e as características logísticas da BNP não permitem alternativas à manutenção do serviço de leitura durante os trabalhos de remodelação.

«Por um lado, não existe possibilidade de efectuar de forma mais faseada uma remodelação de 12.500m2 de área numa intervenção que tecnicamente é global, que tem o seu tempo, e que apenas se pode efectuar com as instalações vazias. Por outro, tratando-se de um acervo de cerca de 3.500.000 espécies (cerca de 50 km de prateleiras), não existem espaços alternativos que permitam ter esse acervo, ou parte dele, ao mesmo tempo retirado do seu local normal e acessível para leitura.

«Para proporcionar aos Leitores o melhor aproveitamento possível do período anterior ao encerramento, a BNP não praticará em 2010 o horário de Verão, mantendo a Sala de Leitura Geral aberta até às 19h30, nos dias de semana, e até às 17h30 aos Sábados.

«Durante o período de encerramento da Sala de Leitura Geral, o Serviço de Referência da BNP, que continuará aberto, irá manter, nessa zona, a leitura de microfilmes. Providenciará, igualmente, todo o apoio possível aos Leitores para encontrarem bibliotecas alternativas para a consulta de publicações de que necessitem

(Direcção da BNP In: Esclarecimento sobre o encerramento temporário do serviço de leitura )

4 comentários:

Professor disse...

Realmente não há como consultar fontes fidedignas!
Fiquei alarmado quando hoje recebi, no facebook, pela pena de um professor de História nosso compatriota mas radicado em Ontário, tão alarmante aviso e pedido de adesão ao abaixo assinado que corre na NET. Felizmente não fiz nada sem vir aqui primeiro.
Um beijo amigo

MCA disse...

Obrigada, Professor, já me habituei ao seu bom senso.

José Quintela Soares disse...

Obrigado.

Já agora, uma sugestão:

Seria útil, agradável e interessante que aproveitassem para alterar completamente o serviço da microfilmagem.
As máquinas estão velhas e revelhas, algumas sempre avariadas, a sala não oferece as mínimas condições de trabalho por falta de espaço.
Saliento o excelente nível profissional das duas funcionárias que habitualmente lá estão.

MCA disse...

Obrigada. As máquinas são realmente antigas e não sei o que irá ser feito em relação a isso. Sendo importante, suponho que não seja, para já, uma prioridade. Sei que o serviço vai continuar a funcionar mesmo durante o encerramento da sala. Aliás, todos os serviços que não sejam directamente afectados pela obra continuarão a funcionar: iconografia, cartografia, música, referência, microfilmes.