Aviso: na biblioteca de Jacinto não se aplicará o novo Acordo Ortográfico.

31 agosto 2010

Quem diz que a História não se repete?

Muito agradeço à Teresa, do Dias que Voam, o ter-me recordado deste post já com mais de um ano. Na altura, eu não imaginava as polémicas que aí vinham. Inexperiência ou ingenuidade? Talvez as duas coisas. Leiam os caros visitantes da Biblioteca de Jacinto e tirem as vossas conclusões.

Cultura de Férias / Para a Clara




"É do conhecimento público que a Biblioteca Nacional vai fechar a fim de se mudar para as novas instalações na Cidade Universitária. A inauguração está marcada para Dezembro e pensa-se que os livros todos da Biblioteca só poderão estar em leitura em Fevereiro ou Março do próximo ano. Embora seja natural que haja um período de encerramento para mudança, é de estranhar que nesta altura, já tivessem sido fechadas as secções de Jornais e de Literatura. Também vai fechar a secção de História e Ciências Civis, esperando-se que, a partir de meados de Março, os serviços estejam todos encerrados.
Dado que uma grande parte das investigações sobre os diversos aspectos da cultura portuguesa depende da Biblioteca Nacional, como é que para uma mudança tão importante como esta não se põe um número suficiente de empregados a trabalhar de modo que ela se faça num mínimo de tempo? A mudança será também mais demorada porque, por uma questão de rigorosa economia (aproveitamento de espaço) , os volumes têm de ser dispostos nas camionetas que os transportam e nas câmaras de desinfecção segundo os seus formatos. Assim, uma mudança que poderia demorar cerca de três meses vai prolongar-se durante cerca de um ano, período durante o qual quase todas as investigações se suspendem, as teses dos estudantes universitários se interrompem, as bolsas para trabalhos cessam, numa palavra a cultura portuguesa fica de férias durante um ano!
Tive ocasião de percorrer as novas instalações. Verifiquei não apenas a sua largueza e elegância requintada como o seu luxo... Não posso deixar de achar estranho o contraste com a modéstia de recursos demonstrada nos trabalhos de mudança."
Vera Lagoa, 15/4/66
Bisbilhotices, Diário Popular


Fotografia: Biblioteca Nacional, 1961, Artur Goulart

Sem comentários: