Aviso: na biblioteca de Jacinto não se aplicará o novo Acordo Ortográfico.

03 fevereiro 2012

A voz da maioria silenciada

Uma vez conhecida a notícia de que o recém-empossado presidente do Centro Cultural de Belém fez distribuir ontem à tarde uma circular interna na qual dá instruções aos serviços do CCB para não aplicarem o Acordo Ortográfico e para que os conversores sejam desinstalados de todos os computadores da instituição, uma onda de comentários percorreu a principal rede social da Internet.
O Dr. Graça Moura acaba de fazer o que a maioria dos portugueses há muito desejava ver feito por alguém com poder para isso, contrariando a velha máxima segundo a qual a maioria dos problemas não se resolve porque «quem quer não pode e quem pode não quer».
O movimento contra o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 (AO90) foi encabeçado, desde a primeira hora, por Vasco Graça Moura e pela nata dos intelectuais portugueses, desde linguistas, escritores e poetas a professores, historiadores, artistas plásticos, músicos, cientistas e jornalistas. As assinaturas para a Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o AO90 estão a ser recolhidas há anos e crescem a "passo de caracol" devido à pouca esperança que os portugueses costumam ter no exercício da cidadania. No entanto, hoje pode ser o ponto de viragem. Todas as iniciativas contra o AO90 pareciam, até agora, votadas ao fracasso. Em conversas de café e em comentários no Facebook, o que predominava era a ideia de que nada valia a pena contra o rolo compressor dos interesses económicos e que todos os que discordam do AO90 acabariam, cedo ou tarde, por ceder, fosse pelo hábito, fosse pelo medo de retaliações (mormente na Administração Pública onde o receio de processos disciplinares por desobediência é fundado) fosse para não ir contra interesses instalados. Ouvi numerosas vezes dizer que toda esta luta não era mais do que um descargo de consciência.

Para surpresa de muitos, o Dr. Vasco Graça Moura fez o que não é costume fazer-se: ser coerente. Sem rodeios, deu ordens, na instituição a que preside, para que o Acordo Ortográfico não seja aplicado. Nada de paninhos quentes, nada de politicamente correcto, nada da vulgar "conversa da treta" com que se sempre enganam os tolos. Assumiu o lugar e, ao contrário do que é normal, agiu de acordo com o que tinha andado a defender.

Esta medida teve o efeito de um rastilho: trouxe o acordo para a agenda mediática com uma dimensão inédita e está a provocar uma onda de alívio e esperança nas redes sociais. Até aqui, todos os que estão contra o AO90, todos os que se têm sentido injustiçados e até violentados pela obrigação de o aplicar nos seus locais de trabalho, todos os que se sentem espetados na alma de cada vez que lêem "espetador", todos nós - e somos muitos! - nos sentíamos como mudos esbracejando para avisar de um incêndio.

O Dr. Vasco Graça Moura acaba de dar voz à maioria silenciada dos portugueses.

6 comentários:

Nuno Matos disse...

E os engenheiros? Também há engenheiros que se opõem ao AO90.

MCA disse...

Falha imperdoável...

PJA disse...

VGM fez o impensável neste país mole e apático, que só tem 'indignados' inúteis e mal educados.
Agiu de acordo com o que pensa e não se vendeu.
Meu Deus!... Aonde iremos parar? Por este andar, ainda o apanhamos a fumar, g'anda maluco!...

Zeta Draco disse...

Devidamente pressionado pelos "powers that be" e pelos homenzinhos cinzentos, VGM acabará por ceder. Ele não tem a têmpera necessária para levar essa luta adiante; esmorecerá inevitavelmente; render-se-á, as suas convicções guaradadas no bolso. O problema desta luta é que os fortes não estão onde tenham voz ou sequer acesso ao megafone público. As minorias organizadas e de interesses focalizados vencem sempre as maiorias desorganizadas e de interesses múltiplos e dispersos.

Jaime A. disse...

"Alívio e esperança"; exactamente o que senti, até porque um 'espetador' é o pau que se usa para atravessar a carne nas espetadas...
Parece que Angola e Moçambique, sabiamente, não vão aderir ao acordo (terão «acordado»?), portanto, espero sinceramente que sejamos nós os seguintes: uma lei aprova-se e revoga-se...

António Viriato disse...

É preciso alargar a corrente de contestação ao nocivo AO de 1990. Nela todos cabem, sejam quais forem as suas profissões, as áreas de interesse na vida, sensibilidade ou disposição, porque a Língua é causa comum, é a base da nossa identidade e a ortografia, sendo apenas um dos seus aspectos, não deixa de assumir importância, quando pode arrastar a corrupção da linguagem.
Saúdo o seu empenho e reforço quanto posso. António Viriato.