Aviso: na biblioteca de Jacinto não se aplicará o novo Acordo Ortográfico.

16 fevereiro 2007

Banquetes de Platão

«Nas tardes em que havia "banquete de Platão" (que assim denominávamos essas festas de trufas e ideias gerais)» (QUEIRÓS, Eça de - Civilização)

A que se segue é a primeira de uma série de receitas inventadas por mim. É que o Jacinto Galião também gosta de comer. O salmão para esta receita deve ser pescado num elevador.

LOMBOS DE SALMÃO COM MOLHO DE MOSTARDA E MOZZARELLA NO FORNO

Lombos de salmão (1 por pessoa)
Mozzarella fresco fatiado (1 fatia por pessoa)
Molho sueco para salmão (à venda nas lojas especializadas) ou mostarda em creme
Azeite q.b.
Sal q.b.
Sumo de limão q.b.
Ervas finas q.b.

Põe-se o forno a aquecer.
Num pirex dispõem-se os lombos de salmão, sem se sobreporem. Regam-se com sumo de limão, um fio de azeite e uma pitada de sal. Barram-se como molho sueco para salmão (ou mostarda).
Coloca-se uma fatia de mozzarella sobre cada lombo. Salpica-se de ervas finas.
Tapa-se o pirex com folha de alumínio e leva-se ao forno a 200ºC durante 30/35 minutos (dependendo da grossura dos lombos).
Acompanha com puré de batata.

Fica um prato muito bonito e com um certo ar "gourmet"

Obs.: O molho sueco para salmão é um molho adocicado à base de mostarda (em creme) e endro fresco. Vende-se na IKEA (passe a publicidade, que não me pagam para isso). O queijo tem de ser mozzarella fresco; já experimentei com queijo fresco vulgar e não resulta porque não derrete.

3 comentários:

peace_love disse...

Parece ser bom, falta é uma foto para fazer crescer água na boca!

MCA disse...

Fica mesmo muito bonito. Faz muita vista e é fácil. É bom para quando se tem visitas e não se quer passar o tempo na cozinha a tentar ouvir a conversa que vai na sala.

ARS COQUINARIA disse...

Parece excelente, e já me está a crescer água-na-boca. No ARS COQUINARIA (in: http://arscoquinaria.blogspot.com )gostariamos de publicar esta receita, pode ser? Obviamente, mencionando a autora e A Biblioteca de Jacinto
Saudações coquinárias
David Z.