Aviso: na biblioteca de Jacinto não se aplicará o novo Acordo Ortográfico.

02 maio 2007

"A cidade e as Serras" em teatro de papel

Recebi e divulgo, da Fundação Eça de Queirós:

"A Cidade as Serras" de Eça de Queiroz, adaptada para teatro de papel: sensibilização para uma prática de consumo responsável.

«Trata-se de uma apresentação cénica da obra "A Cidade e as Serras" de Eça de Queiroz, em teatro de papel - actividade que conheceu grande popularidade na segunda metade do sec XIX. Constitui-se, até ao momento, como uma importante acção no âmbito da educação para a cidadania, desenvolvida no programa de visita de estudo ao espaço museológico da Fundação Eça de Queiroz – Casa de Tormes. Agora possível a sua deslocação e realização noutros espaços: pequenos auditórios e salas de aula.

«A peça inicia com o Jacinto, personagem principal da obra, em Paris, enquanto consumidor desenfreado, sempre pronto a adquirir as últimas produções tecnológicas, sendo que, Tormes, é o lugar onde este descobre a sua verdadeira felicidade - uma proximidade com a natureza e um refrear do seu consumo compulsivo. No final, a visita aos bastidores deste particular teatro, e a motivação do público para a criação em teatro de papel – estratégia entusiasmante, no trabalho com grupos infantis e juvenis, visando a promoção da leitura e o desenvolvimento da compreensão leitora, a par do gosto pela encenação teatral.»

Criação e encenação: Nuno José Silva e Vasco Monterroso
Dramaturgia, sonoplastia e interpretação: Vasco Monterroso
Cenografia e adereços: Nuno José Silva
Marionetas : Graça Sanches, Vasco Monterroso e Filipa Figueiredo
Produção: Fundação Eça de Queiroz – Serviço Educativo

Escolas, bibliotecas e diferentes serviços educativos interessados em desenvolver esta acção, poderão contactar o Serviço Educativo da Fundação Eça de Queiroz (Tormes. Baião. 4640-433 Santa Cruz do Douro. info@feq.pt).
Também poderão aceder ao vídeo promocional aqui.

Sem comentários: