Aviso: na biblioteca de Jacinto não se aplicará o novo Acordo Ortográfico.

15 janeiro 2009

Novidades queirosianas

«A Associação dos Amigos da Biblioteca Nacional de Portugal, que conta com a Autoridade Nacional de Comunicações como um dos seus principais associados, financiou recentemente mais uma importante aquisição de espécies que vieram enriquecer as colecções da BNP. No leilão de Silvas e Luis Burnay, realizado em Lisboa em Dezembro de 2008, foram adquiridas as seguintes espécies: um fragmento autógrafo de O Primo João de Brito – versão primitiva da obra O Primo Basílio – que se vem juntar aos que a BNP vem adquirindo desde 1999 a possuidores diversos. De realçar, ainda, a compra de outro fragmento autógrafo, desta feita de A Relíquia.»
(Fonte: sítio da Biblioteca Nacional de Portugal)

5 comentários:

José Quintela Soares disse...

Foi pena que a BN não tivesse tido igual empenho no leilão de Fernando Pessoa.
Ou estarei enganado?

MCA disse...

José, em parte está enganado. A BNP fez o que estava ao seu alcance: classificou o espólio de Fernando Pessoa e, graças a um patrocínio da REN, adquiriu uma parte importante dos documentos que foram a leilão. Esse processo teve contornos mais complicados e, nesse contexto, a BNP mais nada poderia fazer, a menos que o Estado, pura e simplesmente, expropriasse o espólio. O que, a meu ver, deveria ter feito, mas não faltariam depois os defensores da propriedade privada...

teresamaremar disse...

Boa-noite Clara,

a BN adquiriu parte dos documentos que foram a leilão? Quando? No leilão não o fez de todo.
Eu estava presente e nada foi arrolado.
O representante da Câmara chegou com um documento [uma fotocópia interditando alguns lotes. Fotocópia que, após ser analisada pelo advogado do leiloeiro, foi considerada não tendo qualquer validade, pelo que todos os lotes foram à praça].
Alguns lotes nem licitados chegaram a ser e quanto aos restantes vendidos, apenas a Câmara fez valer o direito de preferência relativamente a um contrato de rendamento de habitação de Fernando Pessoa. Não mais.

Cumprimentos

teresamaremar disse...

correcção... "arrendamento"

MCA disse...

Teresamaremar, obrigada pelo comentário. Uma vez que já abordei este assunto aqui remeto-a directamente para a notícia no site da BNP.