Aviso: na biblioteca de Jacinto não se aplicará o novo Acordo Ortográfico.

10 novembro 2009

Sessão aberta sobre Tomás Alcaide no Museu da Música


Quinta-feira, dia 12, às 14h30, no Museu da Música.

«Organizada pelo projecto de investigação “O Teatro de S. Carlos: as artes do espectáculo em Portugal”, do CESEM/FCSH-UNL, em parceria com o Museu da Música, esta sessão aberta irá reunir, num diálogo informal, alguns dos melhores amigos e antigos alunos de Tomás Alcaide – Carlos Fonseca, Álvaro Malta e Mário Moreau, contando igualmente com a presença especial da sua esposa, Asta-Rose Alcaide.

«De 12 a 30 de Novembro de 2009, o Museu da Música terá também patente uma exposição de peças e documentos do espólio de Tomás Alcaide, proporcionando assim ao público, um encontro mais próximo com este artista, verdadeiro embaixador português da arte lírica no mundo.

«Nascido em Estremoz em 1901, Tomás Alcaide parte aos 25 anos para Milão, ao encontro da sua ímpar e excelsa carreira artística, na qual foi ovacionado e reconhecido como um dos melhores tenores di grazia, nos mais prestigiados teatros de ópera do mundo, onde cantou sempre os papéis principais.

«A sua voz de belo timbre, aliada a um domínio absoluto do diafragma, permitiam-lhe passar do forte ao pianíssimo, quase inaudível, num smorzando que movia cascatas de palmas. Primava pela criatividade e perfeição enquanto actor, esforçando-se por ter um guarda-roupa de cena sumptuoso e cuidado ao mais ínfimo pormenor. Estas preocupações estéticas, somadas à sua figura alta, elegante, de pose distinta e sedutora, davam-lhe uma presença carismática, única e inesquecível, em palco.»

(Fonte: sítio web do Museu da Música)

2 comentários:

André A. Correia disse...

Correndo o risco de ser politicamente incorrecto, que há por aí (mas não aqui) quem queira calar o resto das gentes, uma curiosidade: Tomás Alcaide foi aluno do Colégio Militar, tendo muito cedo mostrado os seus dotes (http://colegiomilitar.pt/htm2008/acontecimentos/ActividadesPedagogicas/ConferenciaAlcaide.htm).

Espero não ser levado a mal :)

MCA disse...

De modo algum. O Colégio Militar é uma instituição digna e merece ser reconhecido como tal. Há pessoas que traem as instituições que deveriam servir. Acontece o mesmo com a Casa Pia e poderia ficar aqui indefinidamente a nomear instituições que têm sido conspurcadas por pessoas que as não merecem. Obrigada pela informação.