Um passeio pela Lisboa Romântica, a pretexto do próximo concerto do Grupo Vocal Arsis (Igreja da Pena (Lisboa), 25 de Abril, 16h00).
(Foto tirada daqui)
«Na ligação do Campo dos Mártires da Pátria com o Rossio pela íngreme Calçada de Santana encontra-se a Igreja da pena, sede de paróquia, criada em 1570 pelo Cardeal D. Henrique no convento de Santana. Foi concluída em 1705 e teve elegante fachada ladeada por uma torre. Interior de uma só nave com pinturas de Pedro Alexandrino, bela obra de talha, bom quadro alegórico de N.ª Sr.ª da Pena e óptima imagem de S. Sebastião na capela deste santo».
(Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira)
«O novo templo era muito vasto e elegante, construido de boa cantaria, tendo os altares adornados de bellos trabalhos de talha. [...] O interior da egreja é vistoso, vendo-se as paredes adornadas de diversos paineis sobre assumptos religiosos; no tecto admira-se uma pintura valiosa, em perspectiva, trabalho de Pedro Alexandrino de Carvalho; é um grande quadro allegorico dedicado á Senhora da Pena. Tem dois púlpitos de pedra, de fórma elegante, com ornato de grande valor atístico. A capella-mor é toda guarnecida de talha dourada, trabalho delicado, vendo-se sobre o altar a imagem da padroeira. [...] No côro, que é espaçoso, está o órgão, de excellentes vozes. [...] A festa do orago realisa-se no dia de Nossa Senhora dos Prazeres, na segunda feira seguinte ao domingo de Paschoela».
(Portugal: diccionario historico, chorographico, biographico, bibliographico, heraldico, numismatico e artistico)
Recomendamos ir cedo para aproveitar um passeio por um dos jardins mais bonitos e menos conhecidos de Lisboa: o Jardim do Torel.
(Imagem tirada daqui)
(Imagem tirada daqui)
Depois do concerto, um café na associação Xuventude de Galicia...
E finalmente, ao caír da tarde, descer pelo Elevador do Lavra para jantar num dos animados restaurantes da Rua das Portas de Santo Antão.
(Imagem tirada daqui)
Uma tarde muito bem passada!
MCA
4 comentários:
Não sabia que o Jardim do Torel já tinha reaberto.
É soberbo.
Reabriu e está muito bonito! MCA
De caminho, se o tempo for propício (e o Tempo não escassear...), uma espreitadela à Villa Serra, que a paisagem é magnífica.
Cuidado no varandim, que a queda para o Atheneu não vale menos de 70 metros. Digo eu.
A Villa Serra é um dos vários recantos insuspeitos que a Calçada de Santana esconde e que só são dados a quem a quer conhecer com calma. E tempo. MCA
Enviar um comentário