Aviso: na biblioteca de Jacinto não se aplicará o novo Acordo Ortográfico.

12 julho 2011

MOZART - Porgi amor



Audição de alunos do Professor Fernando Serafim, dia 9 de Julho de 2011, no Museu da Música (Lisboa). Ao piano, a Sr.ª D. Maria Helena Matos.

3 comentários:

Zeta Draco disse...

Aplica-se essencialmente o mesmo que escrevi sobre "Batti, batti", embora com menos desafinação aqui, mas mais problemas de fraseado e tempo, e uma interpretação fora do carácter do personagem. A Condessa é uma mulher sofrida e magoada pelo abandono do marido, não uma coquette de 16 anos como a Zerlina. Esta ária é muito mais lenta, e as notas longas precisam de mais vida interior (eu sei, o piano não ajuda nada); atacar pp e fazer um crescendo até á sílaba seguinte. Imagine um clarinete, por exemplo. Aliás a melodia é muito semelhante ao tema do 2º andamento do concerto para clarinete de Mozart (a música do "Árica Minha"). Os tempos lentos de Mozart exigem um frasear muito dinâmico, senão as notas ficam desinteressantes.

Tem aqui uma excelente interpretação desta ária no youtube. É ouvir muitas e muitas vezes este fraseado, e praticar muita messa di voce para melhorar o apoio da voz nas notas longas. Força, vá; eu sei que é capaz!

http://www.youtube.com/watch?v=NToJ2phG7Qk

Zeta Draco disse...

Esta da Kiri também é exemplar de fraseado, expressão, carácter e balanço. É só ignorar quanto possa a fífia da trompa durante a introdução (aos 0:36, quando desaparecem as legendas), e mergulhar numa das melhores interpretações que conheço deste papel, tanto tecnica como emocionalmente.

http://www.youtube.com/watch?v=qP6qcr4e8Ho&feature=related

MCA disse...

Mais uma vez, obrigada pelas críticas. Eu também acho que esta área deveria ser mais lenta, a partitura diz andante mas eu não acho que fique bem. Conheço o concerto para clarinete do Mozart e sim, acho que o andamento é mais esse. Obrigada pela ligação. Volte sempre.