Além da pintura e serigrafia, em colecções particulares, são várias as obras de Ernâni Oliveira espalhadas pelo país, com especial destaque para os revestimentos (azulejo, vitral, fresco e mosaico) em edifícios públicos.
Ontem estive na inauguração de uma pequena exposição, no simpático espaço do restaurante Giuseppe di Verde (na Calçada da Ajuda), onde conversámos sobre a obra dele e sobre muitas outras coisas
e ainda me deu autorização para fotografar dois quadros para expôr n'A biblioteca de Jacinto. A qualidade da imagem não faz justiça às obras.
Além da cor, o que mais aprecio na pintura de Ernâni Oliveira é o traço, bem patente nestes barcos, de um rigor e precisão extraordinários...
... e a composição, de que destaco esta Feira da Ladra.
Não sou entendida em pintura. Ou gosto ou não gosto. E eu gosto da pintura de Ernâni Oliveira.
4 comentários:
Queixo-me do mesmo mal. Como não percebo de arte o meu critério é o meu gosto. Ou gosto ou não gosto.
E tenho verificado que quando gosto mais cedo ou mais tarde, esse artista é reconhecido pelos entendidos e pelos críticos.
Gosto muito dos dois retratos de quadros que ofereceu aos seus leitores.
Prof., obrigada pelas suas visitas, é sempre bem vindo aqui à BdJ. Ernâni Oliveira já tem uma carreira longa e preenchida e o seu mérito tem sido reconhecido no meio restrito de quem entende de arte, o que lhe falta é aquele reconhecimento mediático que também merecia.
Por vezes (poucas, creio e espero), o tal reconhecimento mediático tem a ver com outras artes e muito pouco com a Arte. O Ernâni Oliveira é excelente e os quadros ora expostos são belíssimos.
Não conhecia o pintor até que...
... encontrei no lixo duas pinturas suas!!!
Uma de 1992... outra de 2000.
São lindas!!! Vou guardá-las e daqui a 100 anos vão valer uma dinheirama!!!
Enviar um comentário