Aviso: na biblioteca de Jacinto não se aplicará o novo Acordo Ortográfico.

31 janeiro 2008

Carnaval

Este ano, toda a gente sabe, o Carnaval é muito cedo. Mais concretamente, a 5 de Fevereiro. Se repararem, todas as festas móveis (Carnaval, Páscoa e Corpo de Deus) são religiosas. O Carnaval não é uma festa cristã, propriamente dita, mas é uma festa pagã. Não é profana. Na verdade, tanto o Carnaval como o Corpo de Deus são calculados a partir do Domingo de Páscoa. Por sua vez, o Domingo de Páscoa calcula-se pela Lua: é o primeiro Domingo depois da primeira Lua cheia depois do equinócio da Primavera.

Em 2008, o equinócio da Primavera é a uma quinta-feira, 20 de Março. Dia 21 é Lua cheia. Logo, o Domingo a seguir, 23 de Março, é Domingo de Páscoa.

Desde 1900, nunca houve um Domingo de Páscoa mais cedo que 23 de Março. Só houve outro Domingo de Páscoa a 23 de Março em 1913. Nesse ano o Carnaval foi a 4 de Fevereiro - e não a 5 - porque era ano comum. Quanto a este século em que estamos, não vai voltar a ocorrer um Domingo de Páscoa a 23 de Março; nem sequer a 24. Vai apenas haver um Domingo de Páscoa a 25 de Março de 2035, se o mundo não acabar antes disso.

O Carnaval é o último dia antes do início da Quaresma a qual é um período de 40 dias que antecede a semana da Páscoa ou Semana Santa.
Quaresma vem do latim quadragesima e evoca os 40 anos que o povo judeu passou no deserto (depois da saída do Egipto) até chegar à Terra Prometida e os 40 dias de isolamento que Jesus cumpriu (também no deserto) antes de ir para Jerusalém entregar-se ao seu destino. Normalmente, diz-se que estes 40 dias da Quaresma são entre o Carnaval e a Páscoa mas basta contar os dias para verificar que não é assim. Começando a contar na Quarta-Feira de Cinzas (o dia a seguir ao Carnaval) o 40º dia vai caír no Domingo de Ramos (Domingo anterior à Páscoa), data em que os cristãos celebram a entrada de Jesus em Jerusalém. Este Domingo é chamado "de Ramos" porque os Evangelhos relatam que esta entrada se fez no meio de uma recepção apoteótica em que o povo atapetou o chão com ramos de palma.

Quanto ao Corpo de Deus, vem tão longe da Páscoa, normalmente por altura dos Santos Populares e do 10 de Junho, que ninguém se lembra de o relacionar com esta celebração. Mas também é calculado a partir da Páscoa, mais exactamente, 60 dias depois. Este ano, naturalmente, também irá ser mais cedo, a 22 de Maio, o que não deixa de ter a sua vantagem. Não temos aqueles feriados coladinhos em Junho, que permitem a muitas pessoas irem para fora durante uma semana gastando apenas dois dias de férias, mas permitem fazer uma escapadela de fim-de-semana em Maio.

7 comentários:

Anónimo disse...

Hola:
navegando por la red he visto tu blog, me he parado para descansar y lo he explorado, me gusta mucho. Ahora continuo mi viaje. Cuando quieras ven a ver mi blog.
Ciao.

Anónimo disse...

http://www.petitiononline.com/CFEEMP/petition.html

Leonor disse...

esta narrativa do calendário seria útil para muito boa gente que não faz ideia do que estes dias significam...

bom fim de semana

trebaruna_666 disse...

já aprendi alguma coisa hoje.não sabia como é que se fazia a contagem.

p.s: gosto muito de vir ao seu blog ;)

djhasd disse...

vi o seu comment no blog da trebaruna_666 e vim ver o seu blog, fiquei surpreso :) já posso dizer q hoje apreendi algo novo

djhasd disse...

não gostar de ler é diferente de não ler, como passo bastante tempo nos transportes públicos, não dispenso os jornais gratuitos (destak, metro, global entre outros), agora carregar com um livro para ler... já é pedir muito ;)

djhasd disse...

"Já agora, tal como tu, o Jacinto também é alguém fascinado (eu diria até viciado) pela tecnologia. Agora, se queres saber quem é o Jacinto, terás de voltar à Biblioteca de Jacinto e... descobrir!"

teve sucesso nessa sua "deixa", deixou-me curioso..

O Jacinto q fala é o do romance de Eça de Queiroz, A cidade e as serras, certo?
Não li o livro, mas as tecnologias daquele tempo eram outras...

Jacinto era um homem "superiormente civilizado" q aplicou os seus conhecimentos técnicos científicos para aumentar a produtividade no campo.

corrija-me se estiver errado, esta foi a informação que consegui absorver após umas pesquisas no google ;)