Aviso: na biblioteca de Jacinto não se aplicará o novo Acordo Ortográfico.

28 julho 2008

Fotografias da Biblioteca de Arte da FCG

Desde o dia 22, a Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian começou a divulgar as suas colecções de fotografia no FLICKR.
Das 180 colecções de fotografias (algumas com milhares de fotos) sobre artes visuais em Portugal, a Biblioteca divulgará as que não estejam protegidas por direitos de autor ou direitos conexos.
Agradeço ao Paulo Leitão esta informação que divulgo com todo o gosto e com um aplauso pela iniciativa.

A minha preferência vai para a colecção Estúdio Mário Novais e, em especial, para os álbuns Cinemas de Lisboa, Transportes marítimos, Gare Marítima de Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos e Exposição do Mundo Português (1940).

APOSTILA (em 29 de Julho): o site está a ser permanentemente actualizado. Desde que escrevi este post já foram acrescentados novos álbuns, dos quais destaco os das Casas comerciais e o da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Excelentes!

3 comentários:

José Quintela Soares disse...

Também fico grato pela informação.

Rosamaria Mello. disse...

Obrigada pelo comentário.
E a propósito, belas imagens :)
Cada lugar perfeito aí ^^

teresamaremar disse...

Fantásticas as fotos de Novais (Porta da Fundação, de Entrada e Colunata, então…). Lembro de o meu avô referir, muitas vezes, a Exposição dos Primitivos Portugueses aquando da Exposição do Mundo Português. Como de também dizer que o alvoroço das obras para a Expo98, embora já tivesse falecido quando esta foi inaugurada, se assemelhava ao das então levadas a cabo para a dita do Mundo Português.
De facto ambas ocorreram beira-rio, e cada uma, a seu modo, agitou a esfera cultural e a cidade.

Gostei, também, da tag Robert Smith. Muito.